quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Quando o Lixo Vira Luxo




Desde muito tempo, o homem, aprendeu a tirar proveitos das coisas existentes no seu meio. Usava pele de animais para se vestir ou para fazer tambores durante as suas festividades. Hoje, sendo o lixo uma das características mais evidentes do mundo, muitos de nós também aprenderam a tirar proveito dele. A ação de reutilizar materiais descartados chamamos reciclagem e é considerada antes de tudo uma forma de amor à natureza, pois impede que muitos descartes sejam despejados de forma incorreta.

Além de ser uma bela forma de promover a sustentabilidade, é um exemplo de fonte de renda que usa da versatilidade do lixo para transformá-lo em lucro. A Reciclagem hoje movimenta uma grande quantidade de dinheiro. Aqui no Brasil, um dos países que se mais exige projetos voltados para a sustentabilidade já que possui um dos maiores patrimônios naturais da humanidade, a Amazônia, talvez ainda se concretize muito nesta área mas em um nível internacional, a reciclagem já é vista por muitos países como algo indispensável.

Entretanto, não são todos os tipos de lixo que se podem ser reutilizados, dentre os mais comuns podemos citar o PET, o vidro, o alumínio, o papelão e outros materiais que possuem propriedades termoplásticas. São esses produtos 100% recicláveis que de tão simples o seu processo de reabilitação para o consumo que muitas vezes acontece até nas residências na forma de artesanato.

Dentro desse contexto, temos que ressaltar o cuidado em relação ao consumo excessivo e divulgar a aplicação dos 6 R's (reduzir, reutilizar, reciclar, repensar, recuperar e recusar) preceitos estes que margeiam uma relação estável entre a sociedade e natureza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário