quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O SEU LIXO ESTÁ NO RUMO CERTO?


Como Princípio a educação ambiental, sujere recomendaçãoes quanto o uso dos ''6R", visando a sustentabilidade que deve ser observada no ambiente em que estamos. Damos a ideia dos "Rs" adote você também! E veja se o seu lixo que muitas vezes é jogado em rios, lixões, encostas entre outros, está tomando um rumo certo.
Reduzir: A própia palavra já diz é a redução do consumo do lixo, isso significa que podemos diminuir tudo o que é jogado no meio ambiente. Seja papel, vidro, plástico metais e outros objetos que poderiam ser reutilizados.

Reutilizar: Muitos materiais que são jogados no lixo, poderiam ser reutilizados e ter outras finalidades.Por exemplo: embalagens podem ser recriadas e receber um novo tratamento para um novo tipo de uso tanto em casa quanto no trabalho, na escola ou em qualquer outro lugar. E aquele sapato que não cabe mais no seu pé? Aquela calça que está apertada? Não jogue fora, faça doação. Assim você estará reutilizado e ajudando.

Reciclar: Reciclagem é o reprocessamento de materiais, quando esses são reciclaveis. Os exemplos mais conheçidos são: papel, vidro, latas de alumínio e até mesmo matéria orgânica. A reciclagem reduz impactos ambientais, consome menos matérias-primas extraídas da natureza e diminue o consumo de energia que seria destinadas à confecção de um novo produto.

Repensar: Na pratica é o R que precede todos os outros . Ou seja, antes de reduzir o consumo, as pessoas deveriam repensar sobre suas atitudes consumistas. Quando você for comprar algo faça essa pergunta si mesmo " Preciso mesmo comprar esse produto?".

Recuperar: É a parte do processo que vem antes da reciclagem: os catadores de lixo são considerados agentes de recuperação de materiais, pois recolhe tudo e manda para uma indústria específica.

Recusar: É você dizer não a tudo que não for necessário, ou seja aquilo que não irar usar!. E você tem mais alguma recomendação quanto aos Rs discutam com seus colegas e lembre tudo isso é a favor de um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário